terça-feira, 4 de março de 2014

Portela disputará o título com o Salgueiro

A última noite de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro começou com uma apresentação de garra da Mocidade Independente de Padre Miguel, que havia enfrentado grave crise até poucos dias antes do carnaval. A comunidade resolveu abraçar a escola e carregar um pavilhão tão importante do carnaval carioca. A escola cantou forte, a bateria foi perfeita e o samba funcionou muito bem. Com isso, foi espantado qualquer fantasma de rebaixamento que rondasse a Mocidade.

A União da Ilha entrou na avenida após a Mocidade e fez um desfile plasticamente bonito, com enredo bem desenvolvido, porém o samba e a harmonia atrapalharam a escola, prejudicando suas possibilidades de retornar no desfile das campeãs.

A atual campeã Vila Isabel veio em seguida completamente esfacelada por problemas com fantasias e alegorias. A comunidade percebeu que a única salvação para a Vila seriam o canto forte e o samba no pé e foi o que aconteceu. Talvez seja o suficiente para livrar a Vila do rebaixamento, mas certamente se torna um dos episódios mais tristes do carnaval o descuido, incompetência e falta de responsabilidade com uma das principais instituições da cultura brasileira.

Zico foi homenageado pela Imperatriz Leopoldinense, que veio com um conjunto de fantasias extremamente luxuoso e deslumbrante. Se o samba fosse um pouco melhor, a escola de Ramos estaria facilmente credenciada ao título; mesmo assim, deve voltar tranquilamente no sábado para o desfile das campeãs.

Confirmando certo favoritismo do período pré-carnavalesco, a Portela fez um de seus melhores desfiles dos últimos anos e vai brigar nota a nota com o Salgueiro pelo título do carnaval. O samba, como era esperado, rendeu bem na avenida. Assim como o Salgueiro pecou um pouco em evolução, a Portela fez o mesmo no quesito harmonia. Estaria vindo a 22ª águia?

Um dos principais destaques do desfile da Unidos da Tijuca mais uma vez foi sua comissão de frente divertida e impactante. A evolução e a harmonia foram perfeitas, como tem sido marca da escola nos últimos anos. No entanto, a escola deve perder alguns pontos preciosos em enredo, samba e alegorias, mas algo que não deve custar a vaga no desfile das campeãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário