Pode-se argumentar: mas de novo o Rio? Estas escolas não têm criatividade? Como são repetitivas!
Mas o fato é que a Cidade Maravilhosa tem milhares de facetas e tem uma história de mais de 400 anos extremamente rica e cheia de profundas mudanças. Inclusive físicas. E são estas transformações que alteraram a imagem do Rio ao longo do tempo que serão cantadas pela São Clemente em 2011.
Para a escola da Zona Sul, o Criador delegou a São Sebastião e a São Clemente a missão de construir algo único, singular e defendê-lo de mentes gananciosas e destruidoras. O enredo passa pelas mudanças provocadas com a finalidade de aclimatar a Corte Portuguesa e aquelas introduzidas mais tarde pelo prefeito Pereira Passos. A agremiação não esquece de mencionar o outro lado da moeda: foi a partir desta política de urbanização que se iniciou o processo de ocupação desordenada dos morros.
O espírito carioca e a jovialidade de seus habitantes não são deixados de lado, ajudando a compor o mosaico em que a escola aposta para esquentar o público, já que será a primeira a desfilar.
A São Clemente foi "beneficiada" com o incêndio ocorrido em barracões de algumas escolas, pois era dado como certo o seu rebaixamento no pré-carnaval. Parece que o Criador incumbiu a São Clemente mais uma missão cinco séculos depois...
Nenhum comentário:
Postar um comentário