Foi-se o tempo em que o mundo do samba era restrito aos moradores das comunidades, aos que vivem o cotidiano das escolas, aos que batalham, diariamente, para a glorificação do ritmo mais caracteristicamente brasileiro. A febre de rostos conhecidos já tinha invadido outros redutos menos tradicionais das escolas de samba, mas a grande surpresa, em 2011, é que ela chegou, com toda a força, à Vila Isabel, que se autointitula(va) celeiro de bambas.
Em Vila Isabel, como já dizia seu mais alto expoente, ninguém vacila ao abraçar o samba. E eu não duvido disso. A azul e branco sempre foi conhecida por fazer desfiles cheios de garra e raça, mas com poucos recursos; produzir verdadeiras odes à cultura negra e à classe trabalhadora.
No entanto, nos preparativos para o carnaval deste ano, a escola deixou de lado as suas tradições e resolveu aderir de vez a um modelo que incomoda muita gente que aprecia a "simplicidade" e respeita os verdadeiros sambistas: encher a quadra de rostos conhecidos. A fauna que a Vila trará para a avenida possui desde modelos de carreira internacional bem-sucedida até pseudocelebridades que tentam se agarrar com afinco aos últimos minutos de fama.
Então, quais seriam as vantagens em se adotar esta estratégia? Ao que parece, muitas. Primeiro de tudo, um patrocínio gordo que possibilita elaborar um carnaval com materiais de melhor qualidade, o que é o sonho de todo carnavalesco. Depois, uma "badalação", com presença certa inclusive em programas de fofoca, que ajuda a criar uma expectativa maior sobre a escola, e, quem sabe, uma pressão maior sobre os jurados para que a escola seja bem avaliada, vide o modelo adotado por outra escola, conhecida por ser "dos artistas".
Mas a Vila "versão 2011" não é só um rostinho bonito. Conta com uma carnavalesca de primeira linha, que sabe desenvolver enredos como ninguém; um samba que promete funcionar e animar a Sapucaí; e o know-how de estar disputando o título nos últimos anos.
Tudo isso ajuda a pôr a escola do bairro de Noel no seleto grupo das favoritas ao título, ao lado de Tijuca e Salgueiro. Vamos ver se o Carnaval das Celebridades sairá vencedor na Passarela dos Bambas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário