Cantando o rei Roberto Carlos, um ilustre torcedor e colaborador da escola, vem a Beija-Flor em busca de seu décimo segundo título. Não resta dúvida de que todos os anos a agremiação nilopolitana está sempre entre as mais cotadas para vencer o carnaval devido a seu histórico de desfiles emocionantes, apresentações ricas em todos os sentidos, poder de investimento geralmente maior que o das coirmãs, e uma força política inegável. Só de ver o nome da escola na folha de notas, o jurado se sente tentado a dar 10.
Mas este respeito dedicado à escola de Nilópolis, não é gratuito. Ao longo dos últimos 35 anos, a Beija-Flor construiu um verdadeiro império carnavalesco, uma marca de fazer carnaval com excelência e deu à cultura popular brasileira uma das figuras mais conhecidas: o Neguinho. Por conta de suas contribuições para a mudança estética dos desfiles, bem como de momentos históricos da Sapucaí(Ratos e Urubus é um dos episódios inesquecíveis), passou a ser temida e respeitada pelas adversárias. Coisa digna de princesa ou, como preferir, rainha da passarela.
Desta forma, a azul e branco ajudou a aumentar o nível dos desfiles, ao fazer com que as concorrentes tivessem que se superar para ultrapassá-la na quarta-feira de cinzas. Isso fez com que a Beija-Flor, nos últimos dois anos, na saída dos desfiles, não fosse aclamada como a campeã por crítica e público, deixando o título escorrer de suas mãos e ir parar no bairro da Tijuca, para Salgueiro e Unidos da Tijuca.
Em 2011, a escola não conta com um dos melhores sambas do ano. Tampouco com a já tradicional badalação no período pré-carnaval com intensa aparição na mídia, principalmente na emissora que transmite os desfiles. E, para muitos, não está entre as três mais cotadas, o que não quer dizer nada, pois nenhuma escola pisou na Sapucaí ainda.
Mas o fato é que, para voltar a gritar "É campeã!", a Beija-Flor de Nilópolis terá que fazer mais esforço do que em 2008, por exemplo, ano de seu último campeonato. Também precisará mais do que uma mera repetição de fórmula já desgastada de carnavais bem-sucedidos, e mais do que tentar impressionar jurados apenas pelo luxo.
Vamos ver de que forma a Beija-Flor vai mostrar, na avenida, "A Simplicidade de um Rei".
Nenhum comentário:
Postar um comentário