A Grande Rio está enfrentando, neste momento, talvez a maior tribulação em seus pouco mais de 20 anos de existência. E, se superar este obstáculo, provará que entrou de vez para o grupo das grandes escolas do Rio, mesmo sem o tão sonhado título.
A Grande Rio já não é uma escola grande? Depende a partir de qual ângulo analisamos a questão. Se notarmos apenas a exposição na mídia e a presença de artistas nos desfiles, a respota é sim. Mas para muitos que vivem o mundo do samba, estão presentes no cotidiano das coisas do carnaval e valorizam mais as pessoas que constroem o espetáculo do que as que aparecem apenas uma vez por ano, a tricolor é(ou era) vista com certo receio.
O crescimento da agremiação deu-se quando trouxe o famoso Joãosinho Trinta para elaborar seu carnaval. Naquele momento, a Grande Rio atraiu os olhos da imprensa e a cada ano tornou-se mais badalada e desejada pelas celebridades do momento. Porém, não foi o suficiente para fazer da escola campeã do carnaval carioca.
De 2006 a 2010, foram três segundos lugares e um terceiro lugar que, se por um lado frustraram direção e componentes por chegar tão perto do prêmio e não abocanhá-lo, de outro colocou a escola definitivamente entre as permanentes favoritas.
O último destes desfiles, em 2010, mostrou uma outra Grande Rio, desta vez mais simpática, mais preocupada com seu carnaval e menos afeita a arroubos de famosos do que o seu enredo, inicialmente, sugeria. Em suma, foi uma grande apresentação, que teve a má sorte de acontecer no mesmo ano do espetacular desfile da Unidos da Tijuca.
Todos estes fatores mais um grande enredo e um bom samba, fizeram da escola de Caxias a principal favorita ao título até o fatídico incêndio na Cidade do Samba. Parece que os deuses do carnaval resolveram impor mais uma prova à tricolor a fim de saber se ela está preparada para ser a rainha do carnaval.
A Grande Rio deve se reconstruir, atrair a simpatia dos sambistas, fazer uma autocrítica neste difícil período para então, enfim, conquistar corações nas paragens onde Momo reina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário