A noite na Sapucaí começou em alto astral, com a São Clemente na passarela, embalada por um samba que contagiou e foi o ponto alto do desfile. A escola de Botafogo aproveitou a inexistência de rebaixamento em 2011 para desfilar de forma mais leve, embora, se houvesse, já saberíamos quem seria a agraciada com o descenso. A aurinegra não soube contar de forma clara o seu enredo e pecou na parte estética.
Em seguida, a Imperatriz Leopoldinense fez um desfile além do que se esperava para a escola. O samba tem grandes chances de receber o Estandarte de Ouro, bem como sua bateria, que foram disparados os melhores da noite. Faltou canto na escola e mais capricho nas fantasias e alegorias do carnavalesco Max Lopes. Estas falhas talvez tirem a Imperatriz do desfile das campeãs, o que seria riste, pela recuperação em relação aos últimos dois carnavais.
A Tijuca, mais uma vez, deu show na Sapucaí. No entanto,diferentemente de 2010, o título não está garantido. Ficou uma sensação de frustração. Não que a escola tenha feito um desfile ruim, pelo contrário; mas é que a lembrança de "É Segredo!" ainda perseguirá a escola por muito tempo. O samba-enredo não rendeu muito bem, fugiu-se um pouco do tema e a evolução foi prejudicada após um problema com o abre-alas na dispersão. Apesar disso, foi a melhor da noite e deve brigar pelo bi.
A Vila Isabel saiu da Avenida menor do que a expectativa sobre a sua apresentação no período pré-carnavalesco. A azul e branco passou de forma fria, sem empolgação e sem ousadia. Fez um desfile com pouquíssimas falhas, é verdade, o que ainda lhe dá alguma ponta de esperança de título; porém fica um gosto amargo de que poderia ter feito mais.
A Estação primeira de Mangueira foi a grande surpresa da noite ao fazer um desfile simplesmente emocionante sobre Nelson Cavaquinho, com cara de Mangueira. O samba aconteceu, a escola cantou, a bateria ajudou e a chuva não atrapalhou. Se tivesse um conjunto de fantasias e alegorias digno do grande desfile, a verde e rosa estaria forte na briga pelo campeonato. Mas o quase certo desfile das campeãs fica de bom tamanho e deve ser muito comemorado dadas as condições anteriores ao desfile. A Mangueira passou com muita dignidade.
PS.: A Portela foi muito bem e aparentemente recuperou sua autoestima. Espero que nos próximos anos não tenhamos que assistir escolas desfilarem sem ter o direito de disputar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário